Milton Friedman

A sabedoria do aniversariante do dia. Com vocês, Milton Friedman:

"Uma sociedade que coloca a igualdade - no sentido de igualdade de resultados - à frente da liberdade não terá nem igualdade nem liberdade. O uso da força para alcançar a igualdade destruirá a liberdade, e a força, introduzida para bons propósitos, acabará nas mãos de pessoas que a usarão para promover seus próprios interesses."

"A noção essencial de uma sociedade capitalista ... é a cooperação voluntária, a troca voluntária. A noção essencial de uma sociedade socialista é a força."

"A maioria das falácias econômicas deriva da tendência de presumir que existe uma torta fixa, e que uma parte só pode ganhar à custa de outra."

'Quando o governo – em nome de boas intenções – tenta reorganizar a economia, legislar a moralidade ou proteger interesses especiais, o resultado é a ineficiência, a falta de motivação e a perda de liberdade. O governo deve ser um árbitro, não um jogador ativo."

"A sociedade não tem valores. As pessoas têm valores."

"Existe uma e apenas uma responsabilidade dos negócios: usar seus recursos e participar de atividades destinadas a aumentar seus lucros, desde que permaneçam dentro das regras do jogo."

"O fato central mais importante sobre um mercado livre é que nenhuma troca ocorre, a menos que ambas as partes se beneficiem."

"Muitas pessoas querem que o governo proteja o consumidor. Um problema muito mais urgente é proteger o consumidor do governo."

"Os sindicatos podem ser bons para os sindicalistas ou para as pessoas que estão empregadas, mas não faz nada pelas pessoas que estão desempregadas."

"Temos um sistema que cada vez mais tributa o trabalho e subsidia o não trabalho."

"Penso que uma das principais razões pelas quais os intelectuais tendem a se mover para o coletivismo é que a resposta coletivista é simples. Se houver algo errado, passe uma lei e faça algo sobre isso."

"Somente o governo pode pegar um papel perfeitamente bom, cobri-lo com tinta perfeitamente boa e tornar a combinação sem valor."

"Existem limites severos para o bem que o governo pode fazer pela economia, mas quase não há limites para os danos que pode causar."

"Eu diria que, neste mundo, a maior fonte de desigualdade têm sido os privilégios especiais concedidos pelo governo."

"Em um sistema burocrático, o trabalho inútil elimina o trabalho útil."

"A preservação da liberdade, não a promoção da eficiência, é a principal justificativa para a propriedade privada. A eficiência é um subproduto feliz, embora não acidental, e um subproduto muito importante porque a liberdade não poderia ter sobrevivido se também não tivesse produzido riqueza."

"Em todos os lugares e em todos os momentos, o progresso econômico tem significado muito mais para os pobres do que para os ricos."

"O coração da filosofia liberal é a crença na dignidade do indivíduo, em sua liberdade de aproveitar ao máximo suas capacidades e oportunidades de acordo com suas próprias luzes."

Comentários