Resenha: A Corrupção da Inteligência

O mal-estar dos intelectuais


Corrupção da Inteligência é a mais nova obra do antropólogo e analista político Flávio Gordon. Com maestria, ele descreve e critica a tragédia cultural que se abateu sobre o Brasil desde o início dos anos 1960, caracterizada pela hegemonia do imaginário político-ideológico das esquerdas.

Sob arguta análise filosófica e antropológica, o autor demonstra como se deu a “guerra de posição” dos socialistas nos últimos cinquenta anos, os quais, abandonando a luta armada e política, mais visível, decidiram ocupar espaços culturais diversos (em especial a Academia), numa transfiguração silenciosa das instituições ocidentais. Conforme esclarece Gordon, a nova esquerda, agora influenciada por autores da Escola de Frankfurt e pelo italiano Antonio Gramsci, obteve grande sucesso em tal empreitada, principalmente no Brasil, país em que as instituições nunca foram fortes. 

O resultado dessa estratégia foi a degradação da intelectualidade brasileira. Tomada pelo pensamento marxista, atualizado por Gramsci, tornou ela apenas um meio de manutenção de um projeto político (para não dizer de uma religião política). Seu principal múnus seria esclarecer a população através do Partido-príncipe, num processo pedagógico constante, em que o intelectual passou a ser todo aquele que praticava a defesa dos interesses de classe (o intelectual coletivo gramsciano). Tal projeto revelou-se (de forma paradoxal) extremamente elitista, corporativista, totalitário, além de intrinsecamente injusto e imoral, sendo alargado para outras esferas, que não apenas a luta de classes do marxismo clássico. Apesar disso, conseguiu a hegemonia cultural tão almejada, culminando com a tomada do poder político durante a Nova República. A direita liberal-conservadora, por outro lado, desapareceu, tornando-se um fantasma das consciências degeneradas da nossa classe falante.

É uma obra densa, mas grandemente esclarecedora, vital para entender os meandros da política e da cultura nas últimas décadas. Além disso, é um soco no estômago para qualquer esquerdista. Para aqueles que ainda não foram dominados pela totalitária hegemonia cultural socialista, ou que sofreram seu “Momento Kronstadt”, este é um livro libertador.


Livro: A Corrupção da Inteligência
Autor: Flávio Gordon
Editora: Record
Edição: 1ª, 2017
Idioma: Português Brasileiro
Nota: 5/5


Comentários