Resenha: Buracos Negros

Buracos negros têm cabelo?


O livro “Buracos Negros”, do renomado físico Stephen Hawking, constitui-se da transcrição de duas palestras de quinze minutos, proferidas por ele à BBC em 2016. Trata-se de um apanhado geral sobre este que pode ser considerado um dos mais insólitos e curiosos fenômenos da natureza, provavelmente o que mais atrai a atenção dos leigos em astrofísica. Comentado pelo jornalista de ciência David Shukman, este pequeno texto de 62 páginas percorre o assunto de forma didática, ligeira, sem deixar de lado o tom humorístico, bem típico de Hawking.

Em suma, ele demonstra em tais palestras o que são buracos negros de acordo com a ciência, bem como a evolução teórica em torno do tema. Explica que se compreende razoavelmente bem sua formação desde o colapso de estrelas massivas, mas muito se especula sobre as propriedades únicas desses cadáveres estelares. Como se dá a perda de informação quando se formam os buracos negros? Aliás, há perda de informação ou ela é apenas reconfigurada? Esses corpos se submetem à física newtoniana comum ou à teoria quântica? A partir de tais questionamentos, a ciência evoluiu. Hoje se sabe que os buracos negros emitem radiação, fenômeno descoberto pelo próprio Hawking através de seus estudos em mecânica quântica. Mas essa descoberta influenciou, também, a própria compreensão que temos do universo e pôs em evidência contradições entre determinismo científico e a incerteza de Heisenberg, dentre outros temas.

Os comentários de Shukman são providenciais, pois o assunto debatido é deveras complexo para o público geral. Louvável o esforço do físico em divulgar a ciência, contudo matéria tão espinhosa como a física teórica dificilmente pode ser assimilada didaticamente. Por isso, apesar da obra ser voltada aos leigos, “Buracos Negros” deixa muitos pontos em aberto e, caso o leitor não tenha uma bagagem preexistente, não conseguirá compreender a mensagem. Trata-se de um tema que não comporta simplificações como esta.

Apesar disso, “Buracos Negros” pode ser o ponto de partida para outras leituras. Os demais livros do mesmo autor, “O Universo numa Casca de Noz” e “Breve História do Tempo”, são excelentes exemplos, embora de também difícil apreensão. “Origens”, de Neil Degrasse Tyson, e “O Universo em suas Mãos”, do discípulo de Hawking, Christophe Galfard, são mais didáticos e podem complementar o estudo.


Livro: Buracos Negros
Autor: Stephen Hawking
Editora: Intrínseca
Edição: 1ª, 2017
Idioma: Português brasileiro
Nota: 3/5

Comentários